A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE NASAL NOS BEBÊS
O nariz e os seios da face têm a função olfatória (sentir o cheiro) e de filtrar as impurezas. Possuímos cílios microscópicos, que se movimentam para remover continuamente o muco para fora dos seios. Diversas toxinas produzidas por bactérias e vírus causam redução da movimentação ciliar. A diminuição do movimento desses cílios causa acúmulo de secreções mais espessas que o normal, aumentando as chances de processos infecciosos.,
A lavagem nasal remove a secreção nasal, restos de células e crostas, e diminui a inflamação da mucosa.
Ter o hábito de realizar a lavagem nasal resulta em uma menor tendência a usar antibióticos, e em quem tem alergia ajuda a evitar infecções e crises.
Como realizar a lavagem nasal?
Utilizar soro fisiológico 0,9% em temperatura ambiente que pode ser em spray, jato ou seringa com soro, lembrando que se usar frascos de soro fisiológico, os mesmos devem ser mantidos em geladeira após abertos.
Em bebês devemos começar com volumes de soro fisiológico de 0,5 a 1 ml em cada narina, e com pouca pressão, manter o bebê sentado ou em pé, com a cabeça levemente reclinada para frente.
Devemos realizar a higiene nasal diariamente, para umidificar bastam de 3 lavagens diárias, se a criança está resfriada e com muita secreção, o ideal são de 8 a 10 vezes por dia.
LEMBRE-SE, a má respiração nasal pode causar PREJUÍZOS: na AMAMENTAÇÃO, na AUDIÇÃO, no DESENVOLVIMENTO FACIAL, no PALADAR e na POSTURA.
Fonte: otorrinoscuritiba